Produção textual
Estamos inseridos em uma sociedade dinâmica, a qual se transforma com o passar do tempo e acaba transformando o modo pelo qual as pessoas estabelecem seus relacionamentos interpessoais. Um bom exemplo de tais mudanças é a linguagem dos internautas, que em meio a tantas abreviações e neologismos termina por criar um universo específico, no qual somente os interlocutores são capazes de decifrar o vocabulário por eles utilizado.
2. LINGUAGEM DOS INTERNAUTAS
Para aqueles que não usam a internet com muita frequência, verem palavras escritas tão diferentes do jeito que costumamos ler em livros, parece algo estranho. Mas como assim "vc", "tb"? E que raios é "kkk"? E por que tem um rosto amarelo mostrando a língua para mim?
Essa linguagem ou o que você preferir chamar, surgiu no meio online para acelerar a comunicação entre usuários. É utilizada principalmente em salas de bate-papo e sites de relacionamento, e difundida em todas as idades, mas principalmente entre os adolescentes.
3. NÃO, Ñ OU NAUM?
Pois é, então a ideia é adaptar as palavras de forma que fique mais fácil de escrever? Então por que alguém aumenta uma palavra como “não”, escrevendo com uma letra a mais, como a palavra “naum”? E porque “é” fica “eh”?
“Também podemos resumir informações através dos emoticons, que nada mais são do que rostos que demonstram as mais diversas expressões que sentimos.”
4. ESCRITA FORMAL X LINGUAGEM NAS REDES SOCIAIS
O debate mais importante das línguas está ligado à educação de jovens que são expostos a esse tipo de linguagem regularmente. Para alguns, o aprendizado é afetado por isso, uma vez que aprendemos a língua através da repetição. Com o uso corrente de palavras escritas de forma “errada”, o jovem poderá aprender a escrever errado também.
5. VAMOS TUITAR?
“Tuitar” significa “escrever no Twitter”, o miniblog que é a sensação do momento. Ao invés de usar a frase “Postar no Twitter” ou algo que o valha, muito mais fácil é criar um verbo para esse