Produção textual: Metodologia da Língua Portuguesa.
Metodologia da Língua Portuguesa.
Aprimorar a competência do aluno na leitura, na fala, na escuta e escrita, é, evidentemente, objetivo central do ensino da língua portuguesa; desenvolvendo à expansão de sua competência de análise crítica da realidade e à ampliação de sua visão de mundo, a fim de adquirir habilidades lingüísticas, contribuindo para sua formação cultural, social e ética, no sentido de apurar-lhe o senso de responsabilidade pessoal e coletiva, imprescindível à formação de sua consciência de cidadania.
Ao observar o livro didático: Entre Palavras, 8ª série do ensino fundamental de Mauro Ferreira, pode-se perceber que a obra apresenta uma coletânea rica em gêneros e temas, que fazem parte do universo de interesse do aluno, levando-o discutir temas com os quais ele tem ou virá a ter contato em sua vida.
Os textos são sempre procedidos por uma breve abertura, cujos objetivos básicos são contextualizar o assunto e instigar a curiosidade dos alunos em relação o tema.
Quanto às estratégias de leitura, objetivou-se propor, para cada texto, um conjunto de questões cujas resoluções mobilizam diferentes competências, tais como: localização e transcrição, sínteses, inferência, levantamento de hipóteses, posicionamento pessoal, etc. Busca-se assim, considerar as especificidades do texto em estudo, enfocando sua estrutura composicional, seus elementos de conteúdo e os aspectos discursivos mais relevantes.
Das inúmeras atividades que compõem as estratégias de ensino de língua portuguesa o livro observado apresenta muitas sugestões interessantes, em relação à produção de texto, mas sem dúvida, exige que o professor despenda de muito cuidado, paciência, pois são atividades que se devem dar uma grande relevância na hora de avaliar a fim de ajudar os alunos no momento da refacção textual, motivando-os a fazerem análise quanto aos gêneros, aos aspectos discursivos e lingüísticos, ao tema, a estrutura, etc. Mostrando a eles o que pode ser