Produção mineral
A Indústria Extrativa Mineral brasileira e bastante diversificada. Há pelo menos 55 minerais sendo explorados atualmente no Brasil, cada qual com uma dinâmica de mercado especifica, singular.
A mineração brasileira teve, em 2006, mais um ano de ótimo desempenho. O efeito do forte crescimento da demanda mundial e do aumento dos preços internacionais de minérios seriam as principais variáveis explicativas para a elevação de 8,2% da produção, quando comparado com o ano anterior. Nos últimos cinco anos, obteve-se um crescimento médio de 8,1%.
No Brasil, havia 2.641 minas em 2006. Deste total, 130 minas eram de grande porte, 625 de médio porte e 1.886 de pequeno porte, ou 71,4% do total. Operam na modalidade a céu aberto 2.597 minas, 41 subterrâneas e 3 mistas. A esse conjunto diversificado de minas destacam–se as de classe mundial de nióbio em Araxá (MG), minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero (MG) e Carajás (PA), bauxita em Oriximina (PA), caulim em Barcarena e Ipixuna do Pará (PA), grafita em Pedra Azul (MG) e magnesita em Brumado (BA).
Do total das minas no Pais em 2006, 86,1% são de minerais destinados a cadeia produtiva da industria de construção civil (amianto, areias, argilas, calcário, gipsita, rochas britadas e ornamentais). Destes, a areia esta representada por 745 minas, rochas britadas e cascalho com 654 e argilas por 462. Ao longo dos últimos seis anos esses sete bens minerais vêm preservando sua importância no número total de minas.
Principais tipos de Minério
Ferro
O ferro é um dos elementos mais abundantes da superfície de nosso planeta. É encontrado em quantidade inferior apenas ao oxigênio, ao silício e ao alumínio. Porém, entre esses quatro elementos mais abundantes da Terra, o ferro é o que possui maior importância nas aplicações industriais e maior índice de produção.O ferro também possui a particularidade de ser o metal pesado geralmente mais barato, apesar de algumas de suas raras ligas serem mais caras