Produção x Utilização: do Carvão Mineral no Mundo e no Brasil
Para o início da argumentação proponho uma relação entre a produção mundial de carvão e a utilização mundial do mesmo, para sabermos no que o carvão é utilizado majoritariamente:
Sabe-se que a produção mundial de carvão mineral chega a ultrapassar a marca de 6 bilhões de toneladas anuais, sendo que a maioria deste (3,5 bilhões de toneladas) são produzidos por três principais países: China, Estados Unidos e Índia. Da quantidade total produzida, 80% é utilizado para fins energéticos, passando por processos em usinas térmicas que geram energia elétrica com estes.
A produção e utilização do carvão mineral no Brasil pode ser considerada superflua se comparada com as dos países do hemisfério norte como: EUA, China e países da Europa. Produzimos somente 6 milhões de toneladas de carvão comerciavel por ano, sendo os principais produtores os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A produção de carvão mineral no Paraná chega a cerca de somente 1% deste total mesmo esta região sendo umas das três maiores reservas nacionais.
Dos 6 milhões de toneladas produzidas pelo Brasil, cerca de 5,1 milhão é utilizado na produção de energia elétrica. Sendo o resto consumido em outras variedades da indústria.
Principais Aplicações do Carvão Mineral
Energia Elétrica:
A maior parte do carvão mineral produzido é utlizado para a geração de energia elétrica e a maior fonte de energia elétrica é o carvão, então este tópico tem grande relevância para o entendimento da aplicação/utlização do carvão mineral, logo, preste bastante atenção nestes seguintes parágrafos, onde há um exemplo de fácil entendimento:
Dando um exemplo da utilização de energia elétrica no nosso cotidiano, nós podemos quantificar em média quanto carvão que seria necessário para gerar a energia que utilizamos em nosso dia a dia, como: Se você utiliza em sua casa um microondas ou forno elétrico, por exemplo, você e sua família consome somente