Quartzo e Carvão
Ocorrência do Mineral
O quartzo corresponde a uma grande parte da crosta terrestre e aparece em diferentes tipos de rochas no mundo todo. Ocorre nas rochas ígneas com excesso de sílica (granito, riolito e pegmatito), nas rochas sedimentares (arenito) e nas metamórficas (gnaisse e xisto). Está geralmente associado nas rochas ao feldspato e à mica. É encontrado na forma de grãos em leitos de rios, em depósitos praianos e terraços marinhos e ao longo de dunas associadas a depósitos litorâneos e fluviais, além de também aparecer na forma de geodos.
Suas reservas no Brasil estão associadas a depósitos em veios hidrotermais e pegmatitos (depósito primário) ou em sedimentos que sofreram intemperismo (depósito secundário).
- Veios hidrotermais: fornecem, em sua maioria, quartzo leitoso. Também fornecem quartzo hialino, mas em menores quantidades
- Pegmatitos: agregam o quartzo leitoso à mica, feldspato e outros minerais. Fornece o quartzo hialino em cavidades rochosas, em forma de cristais de alta pureza.
Utilidade
O quartzo é um mineral de vasto uso e abrange diversos setores da economia nacional e mundial.
De A a Z podemos encontrar a aplicação de quartzo sendo cristal natural ou cristal cultivado em autoclave (atualmente, quase todas as aplicações piezelétricas e ópticas são atendidas por ele, depende da semente mãe de cristal natural).
O uso do mineral em foco não pode ser limitado apenas a esses casos, muitos outros empregos são feitos em diversos segmentos.
As lascas de quartzo de alta pureza são usadas diretamente na produção de quartzo cultivado, fundido, cerâmicas especiais, e filler para microcircuitos.
A partir do pó de quartzo obtido de lascas variadas ou da concentração de quartzo de pegmatitos produz-se o quartzo fundido. Este é um material não cristalino, transparente e que retém muitas das propriedades ópticas e de