trabalho tga
Com o crescimento pós-revolução industrial no século XVIII ouve o crescimento acelerado e desorganizado de várias empresas. Com o modelo desenvolvido por Frederick Taylor a Administração Científica iria mudar isso de forma de planejamento e Eficiência. Taylor inicia seus estudos observando os operários, sua teoria seguiu um caminho de baixo pra cima, e das partes para o todo, dando ênfase à tarefa. Com isso tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo.
Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimento. Analisando e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários. Com isso começou a ser criado a (divisão de trabalho), os operários deveriam ser escolhidos de acordos com suas aptidões para a realização de determinadas tarefas. Eram treinados para que executassem da melhor forma possível, é claro em menos tempo. Taylor também defendia que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base em sua profissão e produção dentro da empresa, assim ele teria, mas incentivo para produzir mais.
2. O que é organização racional do trabalho na Administração Cientifica?
Taylor acreditava que haverá sempre um método mais fácil e rápido de executar uma tarefa. Pois com a análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos, onde o trabalho e minuciosamente analisando em grande escala. Onde os movimentos desnecessários são eliminados e o trabalho em si simplificado. Então surgindo o tempo médio de cada operação, portando definido uma padronização do método de trabalho e o tempo destinado à execução desse trabalho.
Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos
Elimina movimentos inúteis
Treinamento do pessoal
Melhora a eficiência e rendimento do operário
Distribui uniformemente o trabalho
Estudo da fadiga humana
Diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho
Perda