produção mais limpa
JILTON DANTAS
LUCAS SCAVACINI
ROBSON ROBERTO DO CARMO
Produção mais limpas – Tintas e Vernizes
ITU
2014
Introdução A adoção da P+L como uma ferramenta do sistema de gestão da empresa, pode trazer resultados ambientais satisfatórios, de forma continua e perene, ai invés da implantação de ações pontuais e unitárias. Estes dados permitirão estabelecer, em um futuro próximo, indicadores como a produtividade, a redução da carga de resíduos gerados e a diminuição do passivo ambiental, sendo que os resultados positivos destes indicadores implicam diretamente na redução de riscos para a saúde ambiental e humana, bem como contribuem sobremaneira para os benefícios econômicos do empreendedor, para a sua competitividade e imagem empresarial.
As tintas e o meio ambiente
A indústria de tintas tem feito grande progresso em suas atividades de proteção do meio ambiente. Através de seminários específicos sobre o assunto, de palestras em congressos, de cursos e eventos técnicos do setor, somados ao Programa Coatings Care - Responsábilidade em Tintas, administrado por esta entidade. O assunto tem sido constantemente divulgado, criando uma conscientização nos empresários e dirigentes de empresas. Como consequência, a formulação das tintas, o seu manuseio e transporte, as instruções para os pintores, aplicadores e usuários finais visam sempre a melhoria do meio ambiente e o cuidado com a segurança e a saúde de todos os envolvidos.
Contudo, ainda persistem dúvidas na hora de adotar a gestão de P+L no cotidiano das empresas. De que forma ela pode ser efetivamente aplicada nos processos e na produção? Como integrá-la ao dia-a-dia dos colaboradores? Que vantagens e benefícios trazem para a empresa? Como uma empresa de pequeno porte pode trabalhar à luz de um conceito que, a primeira vista, parece tão sofisticado ou dependente de tecnologias caras?
Em linhas gerais o