Produção integrada arroz
1.CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1.1.Tipo de Organização
A Orivárzea, S.A. é um agrupamento de produtores vocacionado para a cultura, recepção, secagem, armazenamento do arroz, produzido pelos seus accionistas no delta do rio Tejo pelos seus produtores e transformado numa unidade de descasque própria para posterior comercialização no mercado.
A Orivárzea, S.A. encontra-se sediada em Salvaterra de Magos. O seu aparecimento, data de Novembro de 1997,iniciando-se com 27 produtores locais (accionistas), surgindo como forma de fazer face à diminuição da área de produção de arroz e da rentabilidade da cultura, que desde 1995 baixou cerca de 30%. Desta forma, são possibilitadas condições vantajosas aos accionistas que individualmente nunca teriam; como sejam a compra de factores de produção mais baixos (cerca de 20%), a rentabilização da venda do arroz e o permanente acompanhamento técnico.
No início, a Orivárzea, S.A. detinha uma área de 1657 ha a qual proporcionava uma produção de 12000 ton. (7% da produção nacional); actualmente a Orivárzea S.A. é detentora de 3200 ha, os quais produzem 22 500 ton. (15% da produção nacional).
Presentemente a Orivárzea, S.A. é constituída por 31 accionistas, o que se traduz numa área média por produtor de 103,23 ha. Este valor posiciona a Orivárzea, S.A. com uma média bastante elevada quer ao nível nacional quer ao nível europeu; só assim é possível a aplicação de técnicas agrícolas e tecnologia de secagem e armazenagem inovadoras, o que eleva de um modo eficaz os padrões de qualidade com a máxima eficiência, traduzida numa elevada capacidade competitiva.
2
1.1.2. Tecnologia
No que diz respeitos às técnicas agrícolas, estas seguem as mais exigentes normas de protecção ambiental, respeitando as regras da protecção integrada para o arroz, que se traduz numa elevada riqueza de fauna e flora associadas aos arrozais.
Paralelamente, devido à excelente qualidade do cereal, a Orivárzea, S.A. surge como pioneira