Biologia - protecção integrada
Autores: Cláudia Fernandes
Escola: [Escola não identificada]
Data de Publicação: 09/09/2011
Resumo do Trabalho: Trabalho sobre a Protecção Integrada, um modo de protecção das plantas contra os organismos nocivos/inimigos de culturas (pragas, doenças e infestantes), realizado no âmbito da disciplina de Biologia (12º ano).
Ver Trabalho Completo
Comentar este trabalho / Ler outros comentários
Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá crescer.
Protecção Integrada
O que é Protecção integrada?
A Protecção Integrada é um modo de protecção das plantas contra os organismos nocivos/inimigos de culturas (pragas, doenças e infestantes) que utiliza um conjunto de métodos que têm como objectivo satisfazer exigências económicas, ecológicas e toxicológicas, dando prioridade à utilização de mecanismos naturais de limitação e a outros meios de luta apropriados. Tem como finalidade contribuir para o equilíbrio dos ecossistemas agrários e impedir que os inimigos das culturas ultrapassem intensidades de ataque que acarretem significativos prejuízos económicos.
A Protecção Integrada tem como grande objectivo limitar a aplicação de produtos fitofarmacêuticos e privilegiar os meios de luta biológica, biotécnica, física, genética e cultural.
Em Protecção Integrada, o uso de produtos fitofarmacêuticos como meio de luta só pode ter lugar quando o ataque da praga ou da doença tenha atingido um nível que provoque significativos prejuízos económicos (nível económico de ataque), ou quando haja razões tecnicamente válidas, devidamente justificadas, pela importância e extensão do inimigo a combater. Nestes casos, só podem utilizar-se os produtos indicados nas “Listas de produtos fitofarmacêuticos aconselhados em protecção integrada das culturas”, publicadas para cada cultura abrangida.
Principais