Resumo de Biologia de Conservacao
Titulo: O ponto da Gestão da Biodiversidade
Uma Produção Académica Exclusiva de: Januário Benigno Casimiro Bombeni
Produção Técnica: Januário Benigno Casimiro Bombeni
Capa: Januário Benigno Casimiro Bombeni
Revisão técnico-científica: Januário Benigno Casimiro Bombeni
Revisão Final: Januário Benigno Casimiro Bombeni
Paginação: Januário Benigno Casimiro Bombeni
Todos os direitos reservados e protegidos nos termos da Lei, vigente na República de Moçambique. É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorização prévia, por escrito do senhor Januário Benigno Casimiro Bombeni, da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática,
Correio electrónico: Januariobenignobombeni@gmail.com
Faculdade de Ciências natural e Matemática: Departamento de Biologia
Montepuez, Agosto de 2013, Universidade Pedagógica – Delegação de Montepuez
1.0. Biologia de Conservação/ ciência da Crise
1.1. Introdução:
Biologia de Conservação é uma ciência nova que se consolidou na década 1980, no momento em que o mundo despertou para o problema da perda da biodiversidade no planeta.
1.1.1. Conceito ou o que estuda/ Qual é o seu Objectivo Principal
A Biologia de Conservação tem como objectivo principal o estudo das causas da perda da biodiversidade em todos os níveis (individual, genético, ecossistema) e de que maneira é possível minimizar esta perda.
Essa disciplina se apoia da Ecologia, biogeografia, genética, biologia do comportamento, sociologia, Antropologia, Economia, Filosofia e outras disciplinas para manter a diversidade de populações, espécies, habitats, ecossistemas e paisagens, e os processos evolutivos dinâmicos, tais como a selecção natural, ciclos biogeoquimicos e hidrologicos.
A inclusão das ciências sociais no seio da Biologia da Conservação justifica-se plenamente pelo facto de estas ciências, relacionadas com o comportamento e organização das sociedades modernas, influenciarem a conservação