Fisiculturismo: A arte do corpo
Renan Otávio Adam
É indiscutível que hoje a musculação e o fisiculturismo estão cada vez mais populares na nossa sociedade, com isso vou mostrar os primórdios da musculação e o quanto evolui até chegar ao fisiculturismo, e quais as principais etapas que esse esporte enfrentou para se tornar popular e ser reconhecido no mundo.
Começar a falar do fisiculturismo sem antes mencionar a musculação seria pular uma grande etapa da historia desse esporte. De acordo com Zatt (2013, web) “Existem textos chineses de 3.000 a.C. que descrevem os soldados levantando objetos pesados como um teste para sua entrada no serviço militar”. Com isso podemos perceber que a musculação é algo muito mais antigo do que podemos imaginar, na pré-história já era praticado a musculação através de arremessos e levantamentos de sacos de areia e pedras, nessa época eles não praticavam esses exercícios com a intenção de modelar o corpo, a principal preocupação era com o aumento da força, o que era essencial na época devido à caça e batalhas de poder que eram feitas através da luta.
Alguns anos depois surgiu um atleta chamado Milon, de acordo com registros ele foi seis vezes campeão das olimpíadas, seu treinamento era lento, gradual e progressivo, no começo do seu treinamento ele começou a levantar um bezerro, com o passar do tempo o bezerro crescia e ganhava peso e Milon ficava mais forte, depois de algum tempo ele não apenas levantava o bezerro como levava ele de um lado para outro, acreditam que ele tenha sido um dos primeiros a se preocupar com a suplementação alimentar, ele chegava a comer 8 kg de carnes e pães por dia.
Ainda no final do século XIX as pessoas não se importavam muito com a estética corporal, se importavam apenas com a força, e muitas pessoas ganharam dinheiro com espetáculos de levantamento de peso nessa época na Europa, porém nessa mesma época nos EUA as pessoas estavam começando a migrar das fazendas para as grandes cidades, essa