LEVANTAMENTO QUALITATIVO DA ANURO FAUNA NA ÁREA DA MATA DO IFES - CAMPUS ALEGRE, ES.
708 palavras
3 páginas
LEVANTAMENTO QUALITATIVO DA ANURO FAUNA NA ÁREA DAMATA DO IFES - CAMPUS ALEGRE, ES.
Rafael Alves de Souza1; Claudio Barberini Camargo Filho2, André Ferrari Gualberto2, Hiara
Silva dos Santos1, Lorrana Vargas Alcântara1.
Programa Ciências Biológicas
Campus Alegre
Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes rafael-meneguelli@hotmail.com, cbcfilho@ifes.edu.br, afgalberto@ifes.edu.br, hiarasilva@hotmail.com, lorrana_vagas@hotmail.com. Resumo - Apresentamos aqui dados sobre a composição de espécies de anuros (anuro fauna) encontrados na área de preservação permanente do Instituto Federal do Espírito Santo (Domínio Tropical Atlântico), realizado entre os meses de julho de 2010 a agosto de 2011, totalizando 18 dias de trabalho em campo. Foram encontradas oito espécies diferentes, a maioria do gênero Hypsiboas sp..
Palavras-chave: Anuro fauna, Domínio Tropical Atlântico.
INTRODUÇÃO
O Brasil é o líder mundial em diversidade de anfíbios, com até o momento (março de
2010) 875 espécies distribuídas da seguinte forma: 847 Anuros; 1 Caudata e 27
Gymnophionas.
Os anfíbios brasileiros especialmente as cecílias e as salamandras são pouco estudadas.
Existem poucas informações a respeito de sua distribuição geográfica, história natural e ecologia. Grandes áreas do Brasil ainda necessitam de inventários e muitas localidades foram subamostradas. Além disso, muitos estudos e dados importantes não foram publicados. Essa falta de pesquisas sobre a biologia e demografia da anurofauna dificulta o delineamento de estratégias adequadas para a conservação dos anfíbios (Silvano e Segalla.,2005).
Devido a certas características de sua biologia, como pele permeável, ovos e embriões dotados de pouca proteção contra dessecamento e predação os anfíbios são bioindicadores particularmente sensíveis da qualidade ambiental, respondendo rapidamente a perturbações antrópicas. Acrescente-se a isso os declínios populacionais observados em várias partes do mundo
(Semlitsch