resumo
A classe GridView e suas classes de apoio permitem que você e seus usuários exibam coleções de itens em uma tabela que normalmente usa botões como cabeçalhos de coluna interativos.
Sua função é exibir os dados requisitados por uma consulta. Por meio dele, também é possível editar e excluir registros de um Banco de Dados.
A visualização GridView exibe uma lista de itens de dados ao vincular campos de dados a colunas e exibir um cabeçalho de coluna para identificar o campo. O estilo padrão da GridView implementa botões como cabeçalhos de coluna. Usando botões para cabeçalhos de coluna, você pode implementar recursos importantes de interação com o usuário; por exemplo, os usuários podem clicar no cabeçalho da coluna para classificar os dados da GridView de acordo com o conteúdo de uma coluna específica.
* Tipos de Colunas
Ao contrário das versões anteriores, o controle GridView nos fornece uma grande quantidade de tipos de colunas, que antes só conseguíamos através da criação manual de uma Template Column. Para que o desenvolvedor perca não tempo na criação destes tipos de colunas a Microsoft já implementou no GridView alguns novos tipos de colunas que usamos com bastante frequencia nas aplicações atuais. As mesmas estão listadas abaixo:
BoundField
CheckBoxField
HyperLinkField
ImageField
ButtonField
CommandField
TemplateField
Ao clicar em Edit Columns... na Smart Task uma nova janela é aberta, e então definiremos as colunas do nosso GridView.
Habilitar ordenação de registros: Para habilitarmos esta funcionalidade no controle GridView utilizando o objeto SqlDataSource devemos clicar na Smart Tag e marcar o CheckBox chamado Enable Sorting.
Habilitando a Paginação de Registros: O controle GridView já fornece uma arquitetura que permite a paginação automática de registros. A forma de como habilitar esta opção é idêntica à ordenação de colunas que fizemos