Produção Independente - Empreendedorismo
Inovação e Novos Modelos de Negócios
O chefe do departamento não conseguiu alcançar seus objetivos, pelo simples fato da organização ser do modelo tradicional, onde não se aceita erros e falhas, seus funcionários teriam que ser meros obedientes de ordens, a comunicação é somente do chefe do departamento, onde o mesmo visa somente resultados, esquecendo o lado do bem estar e satisfação dos seus criadores de ideias. Assim sendo o ambiente de trabalho ficou muito tenso e tumultuado, gerando ameaças, um ambiente nem um pouco favorável para um inovador. Sabendo-se que um inovador se desenvolve melhor em um ambiente estável, aparentemente desordenado, com poucas regras, muita liberdade e bom humor. Por isso a migração de vários funcionários da empresa Alpha, para a concorrente, onde eles mesmo ganhando menos estariam livres e teriam suas liberdades de expressões em suas criações, tendo reconhecimento de toda a equipe.
Ao meu ponto de vista, o que dificultou a geração de inovação foram três tipos básicos, liderança, estrutura e funding. Liderança, pois como era uma empresa muito tradicional, o poder que o chefe do departamento exercia sobre os funcionários, regras, normas e até penalidades aos seus criadores, deixando todos coagidos, sendo que os mesmos foram obrigados a buscar novas oportunidades na concorrência. A concorrente não sendo nada boba, aproveitou os conhecimentos dos inovadores e também os segredos de criações da concorrente, experiências adquiridas em determinado local que trabalhamos. Por isso o ambiente inovador, sugere a abolição desses modelos tradicionais, pelos modelos de células, onde se promove um rodízio do papel do líder.
A estrutura na empresa Alpha, é cheia de departamentos, sendo que cada funcionário tem seu cargo e sua função bem definida, onde cada um desempenha seu papel, conduz os seus próprios projetos, desenvolve seus produtos e serviços e gera negócios como qualquer outra empresa, não abrindo novas