Empreendedorismo
Caracteristicas do Empreendedor e Empreendedorismo
Corporativo
Introdução
Antes de tudo é importante definir o que é empreendedorismo. De modo geral, entende-se por empreendedorismo quem opta pelo trabalho por conta própria. É compreendido como a capacidade de gerir o próprio negócio, os próprios recursos e contribuir para a sociedade de forma mais pessoal.
Entretanto, a capacidade de empreender, muitas vezes não é aprendida na escola, sobretudo no Brasil, pois o modelo de ensino aprendizagem, em todos os níveis não tem em seu bojo esta preocupação em difundir e aprimorar nas crianças e jovens a capacidade de empreender.
A opção de abrir um pequeno negócio poderia ser objeto de realização pessoal e não uma alternativa por falta de opção melhor, o que nem sempre ocorre. Se for fato que, ao desenvolver um comportamento empreendedor, as pessoas ampliam as possibilidades de escolha e desenvolvem o crescimento profissional, é certo que no
Brasil temos basicamente dois tipos de empreendedor, sendo eles o empreendedor por opção e o empreendedor por necessidade.
1-Caracteristicas do Empreendedor
Definição
O renomado autor, Fernando Dolabela, em seu livro “Pedagogia
Empreendedora, afirma que:
“Empreender não significa apenas criar novas propostas, inventar novos produtos ou processos, produzir novas teorias, engendrar melhores concepções de representação da realidade ou tecnologias sociais. Empreender significa modificar a realidade para dela obter a auto-realização e oferecer valores positivos para a coletividade.
Significa engendrar formas de gerar e distribuir riquezas materiais e imateriais filosofia.”
por
meio
de
idéias,
conhecimentos,
teorias,
artes,
Tendo como mola propulsora a definição supracitada, pode-se entender que empreendedorismo pode ser o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para