Manejo sanitario de ovinos e caprinos
Resumo
Para que a criação tenha sucesso é muito importante fazer a prevenção de doenças, pois somente o animal saudável poderá responder plenamente ao manejo, à genética, nutrição e ambiente, além de que sempre é mais econômico fazer a prevenção das doenças do que se utilizar de medidas curativas, pois além do custo do medicamento ainda tem-se o custo da redução de ganho pelo próprio animal.
Introdução
Nenhum criador que pretenda oferecer produtos de qualidade e ganhar dinheiro com sua atividade poderão ter animais doentes em seu rebanho. Muitas vezes, a manutenção da saúde dos animais depende apenas da adoção de técnicas simples, fazendo o que é necessário, no momento certo. A seguir, encontram-se as principais recomendações para que os caprinos ou os ovinos tenham sempre saúde.
Instalações:
Construir instalações para caprinos e ovinos que evitem a proliferação de doenças, permitam uma boa produção de leite ou carne e sejam seguras contra roubos e ataques de animais é algo possível para os agricultores familiares do sertão nordestino.
Raça:
A escolha da raça de caprinos e ovinos a ser criada depende do sistema de produção em que está inserido o criador, e está relacionada às condições ambientais (clima, região etc.), além dos aspectos de mercado e objetivo da propriedade.
Manejo sanitário:
O manejo sanitário é realizado para manter a saúde dos animais, controlando e prevenindo as doenças, tornando os rebanhos mais sadios e mais produtivos.
Saúde animal: a saúde animal e a base de todos esses procedimentos.
Sinais de saúde
É importante que o produtor esteja familiarizado com o comportamento de caprinos e ovinos, para que possa reconhecer, imediatamente, qualquer alteração de saúde nos animais.
Caprino e ovino saudáveis apresentam:
• Vivacidade e altivez.
• Apetite normal (come com prazer alimentos de boa qualidade).
• Pêlos lisos e brilhantes.
• Temperatura corporal que varia entre 38,5 °C e 40,5