Conceituação de empreendedorismo
A palavra empreendedor(entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
Definição de empreendedorismo.
“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.” José Dornelas, 2001.
Empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990, mas tendo o período de 2000 a 2010 como um marco na consolidação do tema e de sua relevância para o país. Após a globalização, muitas empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.
Houve ainda aqueles motivados pela nova economia, a internet, que teve seu ápice de criação de negócios pontocom entre os anos de 1999 e 2000. Nessa época, muitos tentaram se tornar os novos jovens milionários, independentes, donos do próprio nariz. Devem ser considerados também os que herdam os negócios de seus pais ou parentes e que dão continuidade a empresa criada há décadas.
Essa conjunção de fatores somados e o ímpeto do brasileiro em ser dono do próprio nariz, buscar a independência através do próprio negócio e da relevância das micro e pequenas empresas para a economia do país despertaram discussões a respeito do tema empreendedorismo.
O Processo Empreendedor.
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para a o século XX.” Jeffry Timmons, 1990.
A revolução do empreendedorismo.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e seu próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos.
O empreendedorismo no Brasil.
O