produção em televisão
Parte 2
As grandes produções têm um figurinista - o responsável pelo guarda-roupa do elenco. Este profissional desenha ou providencia o figurino, de acordo com as necessidades da estória e do roteiro.
O diretor de áudio ou técnico de áudio especifica o equipamento de gravação de áudio, monta e verifica o bom funcionamento dos microfones, monitora a qualidade da gravação do som e desmonta tudo, quando a gravação acaba.
O operador do microfone assiste aos ensaios, decide sobre o microfone mais apropriado para a ocasião e onde este será colocado para a gravação da cena. Este profissional deve ter braços fortes para segurar o microfone (mic boom), acima dos atores, por longos períodos de tempo.
O operador de videotape especifica o equipamento de gravação de vídeo e demais acessórios, opera o gravador de videocassete e monitora a qualidade de gravação do vídeo.
Durante as gravações, o continuísta anota cuidadosamente os detalhes de continuidade de cada tomada, para assegurar a compatibilidade entre as cenas. Um trabalho super- importante nas gravações realizadas fora do estúdio, com uma câmera só, (no estilo do cinema). O continuísta também é responsável por recolher a assinatura dos atores, no formulário de permissão para a utilização da imagem, ao final da gravação.
O operador de GC (Gerador de Caracter) seleciona as fontes (tipos de letras) e digita os títulos, sub-títulos e créditos do programa no gerador de caracteres. Estes textos são sobrepostos à imagem, durante a edição ou transmissão do programa ao vivo. Os computadores estão substituindo os geradores de caracteres nas produtoras e emissoras de TV.
Os operadores de câmera fazem muito mais do que operar a câmera. Além de montar e fazer os ajustes de câmera, realizam a gravação das cenas, garantindo a sua qualidade técnica e, junto com o diretor, diretor de fotografia e técnico de áudio ajudam a definir o blocking (posição e angulação da câmera em cada plano).