Produção do Detergente em Pó
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: secundário
Ramo de Atividade: indústria
Tipo de Negócio: fabricação de sabão em pó
Produtos Ofertados/Produzidos: sabão em pó
Investimento inicial: R$ 50 mil
Área Mínima: 100 m2
APRESENTAÇÃO
Embora à primeira vista pareça muito simples, a fabricação de sabão em pó requer bastante prática, uma vez que exige certos conhecimentos técnicos. Em geral, progridem nessa atividade aqueles que através dos anos vêm se inteirando de tudo quanto a ela se refere.
Ao fabricante que se inicia no ramo recomenda-se aprender a teoria, realizar contatos com empresários do setor e contar com a colaboração de alguém que conheça bem o aspecto produtivo.
Um bom sabão depende da qualidade das matérias-primas utilizadas, do adequado balanceamento de seus componentes químicos e preservação das condições ideais de produção. MERCADO
O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta, anualmente, cerca de R$ 1,5 bilhão.
E o potencial de crescimento é expressivo. Para se ter uma idéia, o consumo per capita anual no país é uma média de 3,65 kg, enquanto a média da América Latina é de 4,26.
Nos Estados Unidos, cada consumidor utiliza, por ano, uma média de 5,47 kg de sabão em pó. Na Europa, esse índice chega a 8,4 kg.
A principal marca do País, a Omo, representa mais da metade do mercado, em volume. Omo foi o primeiro sabão em pó lançado no Brasil em 1957. Em seus 40 anos de existência, o produto estabeleceu uma liderança sólida. Sua imagem junto às consumidoras está de tal forma consolidada que gera uma fidelidade à marca incomum em qualquer categoria de produtos.
Portanto, se deseja entrar nesse mercado, uma boa sugestão na definição do rumo que seu empreendimento vai tomar é encontrar um nicho. Uma dica é começar fornecendo para pequenas lavanderias, salões de beleza e condomínios. Empresas que não têm nos grandes supermercados seus principais compradores, também registram crescimento no mercado, apesar de mais