Proust&Lavoisier
1. Nessa época, após a 2ª Guerra Mundial, a URSS socialista e os EUA capitalista, entram na chamada guerra fria, onde o Mundo se divide no Oriente (Socialista) e Ocidente (Capitalista), existe realmente uma barreira "física", o conhecido Muro de Berlim. A partir desse momento, que a URSS, entra em uma nova guerra, agora contra os EUA, a disputa indireta (de ameaças) começa a guerra fria, daí a ida a Lua, foi um incentivo para os países expandirem territórios até mesmo fora do Planeta. A partir de produções gigantescas de Bombas Atômicas, armamento Bélico e tudo mais, a URSS começa a enfraquecer, até em 1980 se dividir.
Os EUA especificadamente se desenvolveu através principalmente da 1ª e 2ª Guerra Mundial, onde forneceu todo tipo de "ferramenta para reconstruir a destruída Europa, pós-guerra". Com sua produção em total ascensão.
As causas da Guerra fria: URSS, liderando o bloco dos países socialistas e os EUA, dos países capitalistas, disputavam áreas de influência em todo o planeta, impondo seu sistema a todo custo, forçando países a adotarem políticas ditatoriais, tanto de extrema esquerda, quanto de extrema direita, promovendo venda de armas, guerras civis fora de seus territórios(Vietnã, Coréia do Norte, várias na América Latina e África). O socialismo ainda existe em nações como: Cuba, Coréia do Norte e China que admite ser uma economia socialista de mercado.
2. URSS: Comecon / EUA: Plano Marchall;
URSS: Pacto de Varsóvia / EUA: OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte);
URSS: KGB / EUA: CIA;
URSS: Polônia, Romênia, Bulgária, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Albânia ), os russos também ampliavam sua esfera para a Escandinávia ( Finlândia ) e na Ásia. / EUA: América do Sul e América Central, pela Europa Ocidental e, na Ásia, no Japão e nas Filipinas.
3. Não existe um consenso sobre a data exata do início da Guerra Fria. A chamada guerra fria foi um movimento estratégico dos governos dos EUA e a antiga União Soviética para