Produção de vídeoaula
PRODUÇÃO DE VÍDEOAULA
Acadêmica: Sandra Cardoso Prof.: Marceli
Setembro de 2012
Introdução:
A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino/aprendizagem “[...] onde as ações do professor e do aluno estão separadas no espaço e/ou no tempo” (SANTOS,1999, p. 2).
Para promover o ensino/aprendizagem a EAD também utiliza diferentes tipos de mídias como: materiais impressos, rádio, telefone, televisão, videoconferência, e-mail, hipermídia e multimídias de computador, para proporcionar ao estudante maior interação com o conteúdo.
VÍDEOAULA
A vídeoaula é um recurso audiovisual produzido para atingir objetivos específicos da aprendizagem. Para Arroio e Giordan (2006, p.1) a vídeoaula é uma “modalidade de exposição de conteúdos de forma sistematizada”.
–
– – – – – –
As vídeoaulas podem ser oferecidas em diferentes formatos de linguagem, entre eles: em cenários reais ou locações vinculadas ao conteúdo do curso; aula gravada em estúdio; Documentários; Entrevistas; Debates; matérias pré-produzidas; etc.
A preparação de uma vídeoaula envolve um processo que é bem definido, sendo que este deve ser constantemente atualizado, pois com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é possível enriquecê-los, de maneira a potencializarem cada vez mais o processo de ensino/aprendizagem.
Para Dallacosta et al. (2004, p.3) as TICs “fazem parte do cotidiano da sociedade atual, modificando assim, as relações educacionais, bem como a relação com o saber. A multiplicidade de informações é uma realidade e os vídeos têm de ser considerados nesta perspectiva”.
PROCESSO DE PRODUÇÃO DE VÍDEOAULA
A produção de vídeos voltados para a aprendizagem apontam para diversos benefícios educacionais, sendo estes:
• • • •
Desenvolvimento do pensamento crítico; Promoção da expressão e da comunicação; Favorecimento de uma visão interdisciplinar; Valorização do trabalho em grupo.