Conceitos da macroeconomia
José Wladimir Freitas da Fonseca1
O sistema de contas nacional do Brasil
O sistema de contas nacional, adotado pelo Brasil, baseia-se em cinco contas fundamentais:
Conta de Produção;
Conta de Apropriação;
Conta Corrente do Governo;
Conta Consolidada de Capital;
Conta das Transações Correntes com o Exterior.
PIB e PNB
Antes de iniciarmos o estudo sobre o sistema de contas nacionais é importante termos em mente o conceito de duas variáveis macroeconômicas que estamos acostumados a ouvir nos telejornais. Trata-se do Produto Interno Bruto (PIB) e do Produto Nacional Bruto (PNB) que são as variáveis-chave para o sistema de contas nacionais do Brasil.
Produto Interno Bruto
O PIB é a soma dos valores monetários dos bens e dos serviços finais, produzidos a partir dos fatores de produção que estão dentro das fronteiras geográficas do país. Deve-se considerar, ainda, a presença do governo enquanto produtor de serviços públicos e como consumidor quando este contrata os demais serviços e demanda produtos de outros setores.
Esse material é parte integrante do Videoaulas on-line do IESDE BRASIL S/A, mais informações www.videoaulasonline.com.br
1
Doutor em Ciências
Econômicas pela Universidade de Toulouse. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade
Federal do Paraná (UFPR).
Especialista em Engenharia Econômica pela
Universidade São Judas
Tadeu (USTJ). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE). Professor adjunto da UFPR.
Conceitos da macroeconomia
Dentro dessa conceituação, na qual o Estado participa do sistema como produtor e consumidor, o governo pratica subsídios que são estímulos que visam diminuir o custo de produção das empresas dos setores. Não obstante, nas diversas etapas de comercialização, ele cobra impostos indiretos, tais como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e