Produção de sal
A obtenção de cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, é feito a partir da água do mar. É realizado pela Indústria de Alimentos de Transformação/ Beneficiamento e a matéria prima principal é água do mar. Segundo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), esta indústria pode ser classificada segunda a área de ocupação, podendo ser de pequeno (de no mínimo 250 até 2000 m2 ), médio (2000,01 até 10000 m2) e grande (10000,01 até 40000m2) porte, possuindo baixo potencial poluidor. Os resíduos não são poluentes.
PRODUÇÃO DO SAL
O SAL é um produto mineral extraído das águas salinas do mar, onde podem ser utilizados vários processos de extração, um deles é por EVAPORAÇÃO NATURAL.
DECANTAÇÃOS DAS ÁGUAS DO MAR - Fase 1
As águas salinas antes de chegarem até os decantadores, passam por canais que normalmente são abertos por máquinas de grande porte, e em muitas vezes, são feitos por bombeamento. Nos decantadores, as águas passam grandes períodos de tempo para que haja decantação de impurezas e para que seu grau de salinidade se eleve.
(FASE 1 / 2)
Nesta fase, apresentam-se resíduos sólidos provenientes das águas salinas, provavelmente dos tipos recicláveis e orgânicos e não poluentes. Devem pertencer à Classe II (não perigosos) e do Grupo D (comuns)
DOS DECANTADORES AOS CRISTALIZADORES - Fases 2 e 3
Após terem atingido um grau de salinidade desejada, as águas salinas são transferidas para os cristalizadores, os mesmos, por sua vez, se encarregam de elevar a temperatura das águas, havendo assim a sua evaporação, após a evaporação completa das águas, os cristalizadores criam uma lâmina de sal, que são extraídos por grandes máquinas, tais como enchedeiras e tratores, etc.
(FASE 3)
Não existem resíduos nessa fase, a água é evaporada e o que sobra é o produto de interesse.
LAVAGEM E ARMAZENAMENTO - Fases 4 e 5
Após a suas extração, o sal passa por um processo de lavagem, para que todas as impurezas sejam