sais de diazonio produçao
Curso de Engenharia Química
Orgânica II Experimental
RELATÓRIO SAIS DE DIAZONIO. REAÇÃO DE ACOPLAMENTO AZÓICO
Prof. Dra. MÁRCIA MAISA DE FREITAS AFONSO
EULER HIGOR DE ARAÚJO CÓD. 811406
SÍNTESE DO CORANTE VERMELHO MONOLITE
1. Introdução
De forma geral, as aminas primárias e secundárias reagem com o ácido nitroso (HNO2) formando álcoois (no caso das primárias) e nitrosaminas (no caso das secundárias). Aminas aromáticas, como a fenilamina (a anilina, usada como base para diversos corantes), em meio ácido e a baixas temperaturas (0 a 5 °C), dão origem a compostos conhecidos como sais de diazônio. No caso da fenilamina, em meio acidificado com ácido clorídrico, forma-se o cloreto de benzeno-diazônio. Estes sais devem ser mantidos abaixo de 5 °C, pois decompõem-se com o calor, sendo precursores muito importantes em diversas sínteses orgânicas que liberam gás nitrogênio.
Em um caso particular, os sais de diazônio reagem com aminas aromáticas ou fenóis, ligando-se às suas posições para ou orto (uma vez que os grupos amino e hidroxila são ortoparadirigentes) em reações chamadas “reações de copulação”, que dão origem a azocompostos, muito utilizados como corantes, o que torna estas reações (de obtenção dos sais de diazônio e as reações de copulação) importantíssimas para certos ramos da indústria. Corante é toda substância que se adicionada a outra substância altera sua cor. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico.
Ou seja, são materiais normalmente aplicados em solução e se fixam de alguma maneira a um substrato, que pode ser um tecido, papel, cabelo, couro ou outros materiais. Idealmente, os corantes devem ser estáveis à luz e aos processos de lavagem. Também deve apresentar fixação uniforme com as fibras em todo o substrato.
Os corantes azo, são azo-compostos referentes a compostos químicos que carregam o grupo funcional R-N=N-R', em que R e R‘ podem ser tanto