Produção de pólen,uso e propriedades.
Para coletar e transportar o pólen até a colméia, as abelhas lhe adicionam secreções enzimáticas e fazem pequenas bolotas que ficam presas em suas patas traseiras. O apicultor coloca na entrada da colméia um tipo de tela que obriga as abelhas a passarem "apertadas", fazendo com que grande parte das bolotas de pólen se soltem de suas patas, caindo num cocho ou gaveta. É o caça pólen. Uma colméia produz cerca de 50 a 80 Kg de pólen por ano. O apicultor normalmente retira cerca de 10% desse total, sem causar prejuízo para o enxame.
As abelhas coletam o pólen porque ele representa a sua principal e quase exclusiva fonte de proteínas; e é essencial para a produção de Geléia Real, o alimento por excelência da rainha.
Na produção intensiva de pólen, o manejo é realizado quinzenalmente isto não quer dizer que, ao notar qualquer irregularidade, não possa abrir as colméias.
Entradas Alternativas
Observar se não existe nenhuma entrada alternativa na colméia para as abelhas entrarem com o pólen. Normalmente estas entradas se devem a caixas velhas, irregularidade na tampa, caixas fora do padrão onde ficam pequenas aberturas nas laterais do alvado.
Substituição dos quadros escuros
Em decorrência da diminuição do diâmetro dos alvéolos nos quadros escuros, a rainha rejeita o quadro, quando isto não ocorre, as abelhas nascem menores que o normal, facilitando a sua entrada nas grades de retenção dos coletores e conseqüentemente diminuindo na produção de pólen.
Colocação de quadros puxado. Os quadros escuros retirados da colméia devem ser substituídos por quadros previamente puxados, isto faz com que a rainha em nenhum momento, pare de fazer a postura.
Retirada do Excesso de Mel Em decorrência da grande quantidade de alimentação liquida (estimulante) dado ao enxame, há um tendência das abelhas armazenarem o excesso, ocupando desta forma os alvéolos com pseudo mel, não sobrando espaço para a rainha fazer a postura. O pseudo mel deve ser