Produção de produtos de higiene pessoal
Resumo: O comercio de cosméticos tem aumentado gradativamente no mundo, com novos produtos e inovações, deixando assim o mercado mais competitivo. Buscado a redução de custos, aceleração do processo de produção e uma competição mais equilibrada, foi visto que a terceirização entra como uma opção bem vantajosa. Estudamos a empresa Di Fiorena,situada na cidade de Franca que é especializada em neste tipo de comercio.Também foi analisado o conceito do mix de marketing,com 5 P’s sendo Pessoas,Processo,Praça,Preço e Produto. O estudo feito foi para entender como é processo de produção e como a terceirização tem crescido mundialmente.
Palavras-chave:
1. Introdução
O mercado mundial de cosméticos vem crescendo em grande escala, junto a este cresce também no mercado brasileiro. Segundo, o Consumidor Moderno (2012) "o Brasil está prestes a se tornar o segundo no ranking mundial de perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos".
A indústria de cosméticos engloba não só os setores de cosméticos como também, o mercado de higiene pessoal e perfumaria, “caracteriza-se pela necessidade contínua de pesquisa de novos insumos e introdução de inovação em suas linhas de produtos”, conforme Garcia e Furtado (2002).
Com o constante crescimento do mercado, percebeu-se que a quantidade de projetos academicos sobre o assunto é pequena, com isso o objetivo é analisar o processo de produção embasado em um estudo de caso, no qual identiica os pontos positivos e negativos do assunto.
2. Desenvolvimento
A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho, foi o de pesquisa teórica e após, o estudo de caso.
Baseado no Mix de Marketing, os 8 P’s, focou-se a pesquisa do projeto em 5 P’s, nos quais estão na Figura 1.
Figura 1. Ciclo para analise do Processo de Produção.
Fonte: Elaborado pelas autoras.
2.1 Pessoas
O Consumo de cosméticos sempre foi aquecido principalmente por mulheres, porém hoje tem