produção de papel
Apoio Técnico para Papel de Publicação da SCA
Matéria-prima
Introdução
O objectivo deste guia é proporcionar ao leitor uma perspectiva não só dos materiais utilizados na produção de papel, mas também dos processos utilizados numa moderna fábrica de papel que produz produtos de elevada qualidade tanto para impressão offset como para rotogravura.
Matéria-prima
Existem muitas espécies de árvores que podem ser utilizadas para a produção de produtos de papel. Contudo, neste guia, é principalmente a utilização de coníferas e de fibra recuperada de resíduos pós-consumo que será descrita nos processos de produção.
Fibra fresca como material de origem
A madeira proveniente de coníferas tem como benefício as fibras longas e fortes que ajudam a formar uma complexa malha entrecruzada na máquina de papel para produzir uma boa formação do papel.
Na Europa e nos países nórdicos, são principalmente utilizados abetos e pinheiros uma vez que que as suas fibras têm inúmeras propriedades vantajosas par os processos de produção de papel.
Fibra recuperada como material de origem
Em áreas de elevada densidade populacional, como o Reino Unido e a
Europa Central, faz sentido do ponto de vista económico e é simultaneamente uma boa prática ambiental, recorrer ao uso de fibra a partir de resíduos pós-consumo. O material recolhido é uma boa fonte de fibra e de minerais muito úteis. Estes materiais poderão ser exclusivamente usados para produzir novamente papel, ou para complementar fibra fresca na produção de papel de uma qualidade mais elevada.
O Grupo SCA possui um bom equilíbrio na utilização de fibra recuperada e fresca. Todos os anos, utilizamos 4.4 milhões de toneladas de fibra reciclada e 4.2 milhões de toneladas de fibra fresca. Somos o maior transformador de fibra recuperada na Europa, com 1.6 milhões de toneladas de papel residual recolhido anualmente pela nossa organização. Produção de celulose
Produção de