Produção de matérias primas vegetais em cultivo orgânico, convencional, protegido e hidropônico
15 de julho de 2011
INTRODUÇÃO
Atualmente, a crescente demanda populacional exige uma produção de alimentos eficiente quantitativamente, com alta qualidade nutricional e livre de contaminantes. Diferentes técnicas de cultivos são empregadas na produção primária de alimentos, algumas delas com enfoque em mercado consumidor com características e interesses específicos, visando saúde, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social.
Este trabalho pretende, de forma breve, apresentar diferentes formas de cultivo de vegetais analisando as técnicas empregadas, a relação dessas técnicas com o meio ambiente, com o mercado consumidor pretendido, com os anseios da vida atual, e seus possíveis diferenciais nutritivos e de contaminantes. Destacando e correlacionando, assim, os cultivos: hidropônico, convencional, orgânico e protegido.
CULTIVO HIDROPÔNICO
A hidroponia caracteriza-se pelo cultivo de plantas fora do solo. Em água, o cultivo é realizado em soluções especialmente preparadas para suprir as necessidades nutricionais para o desenvolvimento eficaz da planta.
Há várias técnicas de hidroponia, neste trabalho a hidroponia será tratada como cultivo sem solo, com as raízes das plantas parcialmente submersas em água, sendo a água o solvente de substâncias essencialmente necessárias ao desenvolvimento do cultivo.
Recentemente, a prática do cultivo hidropônico é realizada em diversos países, com destaque para Holanda e Estados Unidos da América. No Brasil, o cultivo hidropônico está em crescente desenvolvimento, entretanto, ainda corresponde a uma porcentagem pequena do volume total da produção nacional de hortaliças.
A tecnologia de cultivo em água tem procedência milenar, sendo os chineses os