Trab Alface
Segundo Filgueira (2003), a alface (Lactuca sativa) é uma hortaliça pertencente à família Asteraceae, originou-se de espécies silvestres, encontradas em regiões de clima temperado, no sul da Europa e na Ásia Ocidental. É uma planta herbácea, com caule diminuto, ao qual se prendem as folhas. Estas são amplas e crescem em roseta, em volta do caule, podendo ser lisas ou crespas, formando ou não uma “cabeça” com coloração em vários tons de verde, ou roxa. Seu sistema radicular é muito ramificado e superficial.
A planta é anual, florescendo sob dias longos e temperaturas cálidas na etapa reprodutiva do ciclo da cultura, que se inicia com o pendoamento. Dias curtos e temperaturas amenas ou baixas favorecem a etapa vegetativa, constatando-se que todas as cultivares produzem melhor sob tais condições. A alface, inclusive, resiste a baixas temperaturas e a geadas leves (FILGUEIRA, 2003).
Maistro (2001), cita que dentre as hortaliças de grande consumo no Brasil, a alface é a sexta hortaliça em importância econômica e oitava em termos de volume produzido. É uma hortaliça tradicionalmente cultivada por pequenos produtores, o que lhe confere grande importância econômica e social, sendo significativo fator de agregação do homem do campo.
A população mundial vem tomando consciência de que uma alimentação adequada é a base para a obtenção da qualidade de vida e longevidade. Sendo assim, a busca por alimentos de qualidade superior e com origem confiável é cada vez maior, principalmente aqueles que são cultivados sem o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos de difícil decomposição no meio ambiente (MONTEIRO et al., 2009).
Monteiro et al.(2009), afirma que ao contrário do que muitos acreditam, é possível produzir alimentos sem o uso de produtos químicos, como fertilizantes industriais e agrotóxicos. A alface é a folhosa mais consumida no Brasil, sendo assim, de extrema importância o seu cultivo em todas as épocas do ano.
Para Cunha; Escobedo (2003), a utilização do