principais teorias de taylor
A utilização de resíduos orgânicos na formulação de substratos para a produção de mudas constitui uma alternativa para a redução do impacto dos mesmos ao meio ambiente como também para a redução dos custos de produção. Segundo Fellenberg (1980) a geração de resíduos pelo homem é devido à transformação de matéria-prima (industrialização), aumento da população mundial e ao desperdício.
Vários resíduos orgânicos já são usados na produção de mudas (BACKES & KÄMPF, 1991; BEZERRA ET AL, 2009). A produção de mudas no sistema tradicional está sujeita às intempéries, o que pode ocasionar redução na qualidade e perdas consideráveis das mesmas.
No sistema de cultivo protegido esses problemas podem ser reduzidos/evitados, pois o mesmo independe das condições climáticas. Uma das técnicas usadas na produção de mudas em sistema protegido é a hidropônica, onde são utilizados materiais diversos como substratos inertes, entre esses resíduos orgânicos.
Nesse sistema a irrigação é feita com solução nutritiva para suprir as necessidades nutricionais das mudas. Entre as hortaliças mais cultivadas no mundo destaca-se o tomate (Lycopersicon esculentum Mill..), é uma solanácea originária da América do sul, é consumida na forma in natura ou industrializada e dependendo da variedade apresenta frutos com cores e formas diversas.
O objetivo desse trabalho foi testar substratos orgânicos na produção hidropônica de mudas de tomate
2- MEIO AMBIENTE E ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA
2.1- HORTA HIDROPONICA
As plantas são cultivadas em perfis específicos, 80 cm acima do solo, por onde circula uma solução nutritiva composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada (1), de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal.
Esses perfis provêm o meio de sustentação para as plantas, sem necessidade de pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso (2) para manter suas características.