Digestão
Compõe-se de: boca ,faringe,esôfago,estômago,Intestino delgado,intestino grosso,reto e ânus.
BOCA
Na boca se encontram os dentes que ajudarão na mastigação,a Saliva que contém a enzima Ptialina ou amilase salivar,que inicia a digestão do amido e do glicogênio em Maltose.A saliva é produzida por três glândulas salivares: as parótidas,as submaxilares e as sublinguais.
Depois de mastigado, O alimento é engolido e passa para o esôfago que direciona o alimento para o estômago através de movimentos peristálticos.
ESTÔMAGO
No estômago,o alimento sofre a ação do suco gástrico que contém ácido clorídrico.A principal enzima desse suco é a pepsina que age na digestão das proteínas produzindo os peptídeos. No estômago,o alimento vira uma pasta branca e pastosa: o quimo,que passa para o intestino delgado e entra no duodeno (parte inicial do intestino delgado) através do piloro. INTESTINO DELGADO
No duodeno,desembocam os canais do Pâncreas e o do Fígado(Glândulas anexas).O Suco pancreático possui Bicarbonato de Sódio,que neutraliza a acidez do Quimo,valor ótimo para as enzimas pancreáticas:
AMILASE: Amido ----Maltose
LIPASE: Gorduras----Glicerol+ácidos graxos
TRIPSINA:Proteínas----Peptídeos
A bile,não possui enzimas digestivas,mas possui ação emocionante,transformando as gorduras em finas partículas de fácil digestão pela lipase e Possui ação laxativa.
No intestino delgado é produzido o suco entérico,que contém enzimas responsáveis pelas etapas finais da Digestão:
Lactase,Maltase,Sacarase,Lipase e peptidase,sendo essas últimas que desdobram os peptídeos em aminoácidos.
Após a digestão,o alimento se transforma em um líquido branco: o QUILO,que facilita as condições de absorver os produtos finais.
As vilosidades e as Microvilosidades,ajudam na capacidade de