educação fisica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
SECRETARIA DE EDUCAÇAO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA
POLO NOVA CRUZ
JOABSON DOUGLAS RAMALHO RIBEIRO
METODOLOGIA DA DANÇA
PROF: LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES TIBURCIO Tutor Presencial: Arlem Nelo
NOVA CRUZ
2013
Dinâmica de Laban
A Dança/Dinâmica de Laban envolve oito movimentos:
O primeiro deles é o de socar, ou arremeter: você soca com as mãos, com a cabeça, com as pernas, os pés, com o corpo todo. Isso nos proporciona uma catarse, em que jogamos para fora muitos lixos que temos no corpo. Nesse exercício, use músicas fortes.
A segunda dinâmica consiste nas lambadas leves, como se o corpo estivesse chicoteando ligeiro, de modo bem flexível, bem solto. Essas lambadas podem ser também com as mãos, com os pés, com o corpo todo. Use músicas rápidas.
O terceiro movimento é o de pressionar, que pode ser também empurrar, de maneira firme, direta, sustentada, imaginando que se está tirando algo de você. Use uma música agitada.
O quarto movimento é o de flutuar. Flutuar como se estivesse voando, bem flexível, solto, leve. Use músicas calmas, tranqüilas.
O quinto movimento são os toques ligeiros, também chamados de pontuar, lembrando os movimentos da dança break, em que se pontua com as mãos, com o corpo, em toques bem súbitos. Use músicas alegres.
O sexto movimento consiste em cortar o ar como se fosse uma lança, bem flexível. Use músicas clássicas.
O sétimo movimento é o de retorcer para dentro, de modo contínuo, firme, retorcendo-se cada vez mais. Use músicas suaves.
O oitavo movimento é o deslizar solto, livre, com os braços abertos.
São, portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.
Todos os movimentos, dentro de sua dança educativa, devem ser para o alto, na horizontal e