Administracão Geral - concceitos iniciais
A matéria de administração geral, cada vez mais, é cobrada nos maiores concursos do Brasil independente do âmbito, estadual, municipal ou federal. Isso se deve a necessidade de profissionalização da administração pública brasileira que desde 1995, através do ministro Bresser Pereira e sua reforma Administrativa, se tornou um dos principais tópicos de governo de qualquer líder de governo.
Esse material aborda a administração de maneira prática e com o conteúdo que é mais cobrado nos editais de grande bancas como: Esaf, Cespe/Unb, Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, etc. Todo assunto é acompanhado de questões para fixação do que foi estudando em cada tópico de nosso material.
2 - As escolas do pensamento administrativo
As escolas do pensamento administrativo retratam a administração de maneira cronológica perfeita. Nesse tópico podemos visualizar toda a evolução da administração e suas particularidades.
Antes do primeiro cientista da administração, o americano Frederick Taylor, essa matéria nunca havia sido estudada como ciência. As organizações não tinham nenhuma metodologia estruturada e eram conduzidas de maneira empírica. A partir da Revolução Industrial, no início do século XX, começa-se a surgir a necessidade de uma profissionalização na gestão das empresas e das pessoas e com isso o estudo da administração passa a ser essencial para evolução da sociedade organizacional.
Dentro de cada período, desde o início do século passado até os dias de hoje, surgiram várias teorias administrativas, que cada uma em seu tempo, eram muito eficientes em cada tipo de organização que as adotavam. Atualmente ainda existem organizações que mesclam teorias bastante antigas como a Teoria Científica de Taylor, junto com teorias mais recentes como a Contingencial.
A Administração recebeu forte influência de duas estruturas muito conhecidas na época:
Igreja Católica: Baseada numa estrutura altamente hierarquizada com seus cardeais, papas e bispos, a