Produção de leite e desempenho dos terneiros de vacas de corte de diferentes grupos genéticos
Produção de leite e desempenho dos terneiros de vacas de corte de diferentes grupos genéticos
A produção de leite das vacas de corte é importante na produção de carne bovina porque há correlação positiva entre esta característica e o peso ao desmame do bezerro (Restle et al., 2005). Dentre os fatores que influenciam a produção de leite em vacas de corte, destaca-se o efeito genético da raça (Cruz et al., 1997; Restle et al., 2005).
Os objetivos deste trabalho foram avaliar a produção média diária de leite (PML) de vacas de corte puras, bi-mestiças e quadri-mestiças assim como o ganho de peso médio diário do nascimento à desmama (GMD) dos terneiros dessas vacas.
Material e Métodos
Foram utilizadas 81 observações de GMD e de PML registradas aos 14º, 28º, 56º, 84º, 112º, 140º, 168º e 196º dias de lactação nos anos de 2004 (45 observações) e 2005 (36 observações) de vacas de corte puras CH, CA, de bi-mestiças recíprocas oriundas de um esquema alternado de cruzamentos entre CH e CA e de quadri-mestiças (Purunã) oriundas de acasalamentos entre bi-mestiços CH x CA e CA x CH com bi-mestiços AN x CN e CN x AN.
As parições ocorreram durante os meses de julho a agosto. Durante o período experimental as vacas e seus terneiros foram mantidos em pastagens de Hemarthria altíssima.
Para a determinação da produção de leite, as vacas foram separadas dos terneiros pela manhã (do dia anterior ao da ordenha) e soltas em um piquete próximo ao centro de manejo. Às 18 horas as vacas eram recolhidas novamente ao centro de manejo, onde permaneceram com os terneiros durante um período onde era registrado o tempo de mamada de cada terneiro até esgotar o úbere.
Após mamarem, os terneiros eram separados novamente das vacas, permanecendo no centro de manejo e as vacas soltas em piquete próximo ao centro de manejo contendo pasto e água. No dia seguinte, às 6 horas da manhã era iniciada a ordenha, com a contenção da vaca, e em seguida eram aplicados 3 ml de ocitocina (placentex) via