produção de eventos
COLEÇÃO “O PRODUTOR CULTURAL INDEPENDENTE”:
APRENDA A ORGANIZAR UM SHOW
E quem pode fazer produção, afinal?
Qualquer pessoa que possua tempo, conhecimento, recursos e, de preferência, vocação para a atividade.
Atuar na produção executiva de um show musical é uma
“porta de entrada” para trabalhar com cultura, caso comum entre pessoas interessadas em artes, comunicação, cinema, letras, psicologia, administração, engenharia e direito.
Fascículo 1:
“Fazer a produção”, que bicho é esse?
Há muitos profissionais desempenhando esta atividade sem conhecimento teórico. Eles começam como roadies, bilheteiros, seguranças, iluminadores, técnicos de som, assistentes de palco e, com a experiência prática, tornam-se produtores executivos, produtores culturais ou até mesmo empresários. A responsabilidade do produtor executivo
A expressão fazer a produção recebe no meio musical os mais variados significados; em linguagem usual, pode significar colar cartazes, distribuir convites, acompanhar a banda em entrevistas em rádios e TVs, coordenar o palco etc.
Fazer a produção é organizar, planejar, administrar e controlar recursos necessários para realização de um show musical. Adotaremos neste curso como sinônimo de fazer a produção executiva.
A responsabilidade é diretamente proporcional ao seu envolvimento na organização do show. Se o produtor executivo for aquele que contrata tudo no evento, sua responsabilidade pode ser integral. Se o produtor tiver sido contratado por um empresário para prestar serviços específicos, sua responsabilidade é limitada a este serviço.
Usualmente, os produtores executivos contratados “por show” são chamados de “free-lancers” ou “frilas”.
Autor: Alexandre Barreto. Edição e revisão: Rodrigo dMart. Ilustração: Yara Baungarten.
O conteúdo está sob licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br (Atribuição-Uso
Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5