Produção e Promoção de Eventos
Segundo a definição Pedrebon “O pessoal da produção é extremamente especializado, e sua característica principal é a de dominar com desenvoltura o setor em que atua – seja ligado à produção gráfica, cinematográfica ou eletrônica.”
Sendo assim, a área de produção deve ser entendida não apenas como responsável pela finalização de peças que serão veiculadas, mas como uma área onde faz acontecer às idéias e onde possíveis problemas da agencia serão solucionados.
Funções de um produtor:
- Disponibilizar ao anunciante orçamento das produtoras, gráficas e fornecedores em geral para que ele possa escolher qual fornecedor será escolhido. Entretanto, há agencias que não solicitam aos anunciantes pra que estes escolham quais serão os fornecedores;
-Garantir que as peças seja entregue com qualidade dentro dos prazos previstos através do acompanhamento junto aos fornecedores;
- Cuidar da legalidade da campanha. O bom produtor precisa estar atento as normas que regulam o mercado publicitário, além das concessões de direitos autorais;
- Supervisionar o trabalho da criação dando as orientações a respeito da viabilização da ideia da campanha;
-Elaborar soluções criativas no caso de houver algum erro ou problema nas peças;
-Se encarregar de pagamentos de taxa de relacionamento de órgão públicos, caso houver;
Fluxo de trabalho
Depois que a criação é finalizada a produção faz os orçamentos até a aceitação do anunciante. Depois que a peça ou roteiro é enviado para os fornecedores, à produção mostra a prova para o cliente e para a criação. Se for aprovado, passa a se produzir realmente. Após a produção finalizada, e por fim o departamento de produção recebe o material dos fornecedores. O Fluxo grama abaixo apresenta de forma básica como o fluxo de trabalho do departamento de produção se dá em grande parte das agências:
Fluxo departamento de produção
O departamento de produção se divide em produção eletrônica e produção gráfica e a produção