produção de conto
DISCIPLINA: Teoria Literária – Texto em Prosa
PROFESSORA: Josefa Maria Paixão Soares
TOTORA: Ana Maria Correia de Araujo ATIVIDADE : O Conto escolhido foi Manel Capineiro
O Conto Manel Capineiro de Lima Barreto, Barreto descreve a localidade como sendo composta por moradores de baixa renda, sendo que muitos deles trabalham no centro da cidade e enfrentam o declínio e o que restou de herança da monarquia, a estrada de ferro. Apresenta-se de forma a retratar a um espaço, cujo personagem, a estrada real da santa cruz, uma estrada de pobres; velhas casas de fazenda, um forte aspecto de tristeza, de pobreza e de miséria.
Faltando-lhe nesse espaço um debrum de verdura, de árvores, de jardins e que nesta estrada além dos aspectos físicos o personagem, retrata a vida dos moradores, os hábitos sociais de cada cidadão e que entre tantos personagens. Manel Capineiro, cujo hábito social é ser morador da redondeza e a sua vida se faz no capinzal, em cujo seio vive, a vigiá-lo dia e noite dos ladrões, pois os há mesmo de feixes de capim. O "Capineiro" colhe o capim à tarde, enche as carroças; e, pela madrugada, sai com estas a entregá-lo à freguesia.
Para o autor, ainda em relação a Manel, esse personagem embora não esconde as saudades que tem da sua cidade que é Portugal, e de algumas características desse local como : caldo de unto, das suas festanças aldeãs, das suas lutas a varapau; o mesmo se conforma com a vida e não se queixa das cobras que abundam no capinzal demonstrando pela estrada admiração “é minha admiração apreciar a intensidade de sua vida, a prestança do carvoeiro, em servir a minha vasta cidade”.
Ao analisar o conto, percebe-se no personagem várias características, um ser observador onde, retrata com responsável e solitário, porém adaptado com a nova situação.Ainda, observa-se que o plano predominante é o estilístico, fazendo-se presente ao longo do conto,deixando para o leitor,uma linguagem clara em