ATPS Qualidade em sistemas Logísticos - Anhanguera
Centro de Educação a Distância
Disciplina: QUALIDADE EM SISTEMA LOGISTICO
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Tutor a distancia: Fabiana A.F. de Oliveira
Alessandra de Castro Lampira Souza RA: 364413
Leiliana Dias Vieira RA: 365910 Silvio Cristiano Faria RA: 369832
Jadir Pompermayer e Silva RA: 350706
Luciene Alves Vilela – RA: 388636
Vitória/ES – novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
As empresas operadoras têm buscado a sua capacitação através do aumento de eficiência de seus processos internos, da agregação de variáveis de qualidade (internas e externas) e, principalmente, da interação com o passageiro do sistema de transporte público. Técnicas e estratégias para aumentar a qualidade e a produtividade no transporte urbano.
Uma empresa de prestação de serviços de transporte de passageiros pode ser vista como um sistema que transforma recursos de entrada (veículos, pessoal, equipamentos, recursos financeiros e informações) em serviços que atendem as necessidades de deslocamento de pessoas (transporte de qualidade e informações). Para garantir esta transformação o processo de produção dos serviços de transporte de passageiros, compreende três componentes: o planejamento, a execução e o controle. O planejamento, informações obtidas da execução alimentam modelos de tomada de decisão, os quais determinam a forma como os recursos disponíveis (capital, pessoal, material e equipamento) serão aplicados.
A execução corresponde à produção dos serviços de transporte de passageiros propriamente ditos. Os resultados do processo de produção do serviço de transporte de passageiros caracterizam a qualidade e a produtividade dos serviços prestados aos passageiros.
Problemas relevantes na operação do sistema de transporte são inerentes, que muito frequentemente contribuem para um desempenho operacional não satisfatório na opinião dos passageiros, como por exemplo: realização de viagens com