produção de cimento
Hidráulico porque reage (hidrata) ao se misturar com água e depois de endurecido ganha características de rocha artificial, mantendo suas propriedades, principalmente se permanecer imerso em água por aproximadamente sete dias. A combinação do cimento com materiais de diferentes naturezas como areia, pedra, cal, aditivo e outros, origina a formação das pastas, argamassas e concretos.
Sua fabricação é de acordo com as especificações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
O cimento depende, principalmente, para sua fabricação, dos seguintes materiais: calcário, argila, minério de ferro e gesso. Durante o processo de fabricação, os materiais são analisados por diversas vezes, de forma a alcançar a composição química desejada. A fabricação do cimento envolve as seguintes operações:
Tipos de cimento Portland
Cimento Portland Comum CP I e CP I-S
Um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso (utilizado como retardador da pega) é muito adequado para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas
O Cimento Portland comum é usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
Cimento CP II 32:
Aplicação: Pavimentos de concreto; Argamassas de chapisco; Assentamentos e revestimentos; Pisos, contrapisos e grautes;
Concreto protendido; Concreto armado e usinado.
É um cimento muito utilizado tanto para concretos quanto para argamassas em geral
Cimento CP III 32 /40:
Cimento Portland de alto-forno resistente a sulfatos indicado para aplicações em geral, especialmente em obras expostas a ambientes agressivos, não necessitando de resistências muito elevadas nas primeiras idades.
Aplicação: