Produção de biocombustiveis no Brasil
Biocombustíveis são fontes de energia renováveis e não prejudiciais ao meio ambiente e por isso são considerados combustíveis “limpos”. Existem inúmeras matérias-primas para a produção de energia limpa e são descobertas novas a cada pesquisa. Essas matérias primas são renováveis, por isso não se esgotam e podem ser produzidos em grande escala. Muitas pesquisas vêem sendo realizadas para a produção de biocombustíveis, que tomaram essa proporção graças a economia de petróleo que eles podem proporcionar e seu baixo custo de produção. Os biocombustíveis são geralmente derivados de matéria orgânica agrícola como a cana-de-açúcar e a biomassa florestal. O Brasil esta entre os maiores produtores de biocombustíveis no mundo e é o segundo maior produtor de etanol no mundo, com 33,2% de toda a produção do planeta, e o terceiro em produção de biodiesel. Os biocombustíveis que merecem maior destaque sobre a produção no Brasil são o biodiesel e o etanol. Segue abaixo suas devidas especificações.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Este biocombustível pode ser produzido no Brasil a partir de diferentes espécies oleaginosas, como a mamona, o dendê, a canola, o girassol, o amendoim, a soja e o algodão, além de matérias-primas de origem animal como o sebo bovino e gordura suína. Utilizado isoladamente, ele também pode ser misturado ao diesel - desde 2010, todo o diesel comercializado no Brasil contém uma mistura de 5 % de biodiesel. Comercializamos também a borra (ou goma), a glicerina e o ácido graxo, subprodutos derivados provenientes do processo industrial.
As usinas próprias e parceiras da Petrobras Biocombustível possuem, no total, 821 milhões de litros/ano de capacidade de produção de biodiesel. O Ministério do Desenvolvimento Agrário concedeu às suas unidades o Selo Combustível Social e, além disso, a subsidiária implementa o