Administração
Empreendedorismo é:
- A criação de empresas;
- Geração do auto-emprego (autônomos);
- Intra-empreendedorismo (quando o empregado assume a sua dimensão empreendedora);
- Empreendedorismo Comunitário (compromisso com o meio social, a ética e a cidadania);
- Políticas Públicas.
EMPRESÁRIO X EMPREENDEDOR
"Empresário" é a condição jurídica do indivíduo que foi aos órgão públicos e registrou uma empresa no seu nome, enquanto que o "empreendedor" é a expressão de um conjunto de comportamentos que potencializa a condição deste empresário direcionando-o com mais eficiência rumo aos seus objetivos.
O grande desafio pessoal: o que você espera de você?
Apesar de ninguém poder “adivinhar” se uma empresa vai ou não dar certo, o sucesso empresarial não é um jogo de azar, que depende do acaso.
Se fossemos compará-lo com um jogo, seria como um jogo de xadrez.
Neste caso, a vitória dependerá da sua habilidade de planejar e utilizar estratégias.
Por sua vez, as estratégias serão resultado do seu conhecimento sobre o jogo, sobre o seu adversário e, é claro, sobre você mesmo.
O Empreendedor
O Empreendedor é alguém que sabe onde, quando e como chegar na busca da sua realização pessoal, de sua família, empresa ou comunidade e, uma vez definidos os seus sonhos, ele os projeta com um horizonte futuro de aproximadamente 15 anos.
Mas o Empreendedor não é um sonhador inconsequente.
A partir da sua visão de futuro ele elabora todo um planejamento que permita criar as condições necessárias à efetiva realização dos seus projetos de vida, seja no aspecto pessoal, familiar, profissional, acadêmico ou empresarial.
Neste momento são estabelecidas as metas a serem alcançadas para daqui a dez anos, cinco anos, um ano, seis meses, um mês e... para o dia seguinte.
Entre muitas qualidades pessoais de um empreendedor, destacam-se as seguintes:
a) iniciativa; b) visão; c) coragem; d) firmeza; e) decisão; f) atitude de respeito humano;
g)