Biocombustiveis
São José dos Campos
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São aqueles fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, babaçu, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. No Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes, é uma fonte de energia renovável ao contrário dos combustíveis fósseis (óleo diesel, gasolina querosene, carvão mineral). Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível.
Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
2. O BIOCOMBUSTÍVEL
Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, ou seja, permitem um ciclo da matéria na natureza. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.
Os biocombustíveis como o biodiesel e o etanol têm se tornado uma alternativa para contenção do aquecimento global, afinal os biocombustíveis fazem a chamada reutilização do gás carbônico (CO2), um dos gases do efeito estufa. Pode se obervar na figura abaixo, que o gás CO2 emitido pelo produto da combustão do veículo reutilizado pelas plantas para a produção de mais biomassa, através da fotossíntese.
Figura -Ciclo do Biocombustível
Fonte: FALSETI, 2010
Desta maneira parte da matéria orgânica produzida é usada para a