Redação
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
ANDREIA CUENCA DE OLIVEIRA
Matricula nº: 152.975
T1 – FUNÇÕES DA LINGUAGEM
São Paulo - SP
2014
Sumário
Introdução 3
Função Referencial ou Denotativa 3
Função Emotiva ou Expressiva 3
Função Apelativa ou Conativa 4
Função Fática ou de Contato 4
Função Metalinguística 4
Função Poética 4
Conclusão 5
Bibliografia 5
Introdução
Neste trabalho será tratado sobre as Funções da Linguagem que nada mais é, que as diversas formas de se expressar, ou são as formas como cada indivíduo organiza sua fala, dependendo da mensagem que se quer transmitir.
A linguagem pode ser usada para expressar sentimentos, para informar, para influenciar outras pessoas, etc.
Por ser múltipla e apresentar peculiaridades de acordo com a intenção do emissor, divide-se em seis funções ou finalidades básicas, veja a seguir:
Função Referencial ou Denotativa
Quando o emissor deseja apenas comunicar algo, dar uma notícia, descrever um objeto, relatar ou explicar uma experiência científica. Para tal, ele deverá utilizar uma linguagem clara e objetiva, cuidando para que os vocábulos (palavras) denotem sua real significação.
Exemplo:
No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Corretor de Imóveis. A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão. O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário. O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil.