Produção de Aço
Introdução
O aço é um metal, uma combinação de ferro e carbono. Caracterizado por ser flexível e muito resistente. Ele é usado na construção de pontes mais longas e resistentes, prédios muito mais altos e automóveis. Porque suporta superestruturas e resiste à compressão. Pode ser moldado, cortado e soldado.
Pode se construir o que quiser com aço. É o super metal que sustenta o mundo.
Todo o ano o mundo utiliza mais de um bilhão de toneladas de aço.
Água endurece o aço
O aço começou a ser usado para blindagem dos tanques dos campos de batalha, mas com a modernização das armas de fogo ele precisou ficar mais resistente. Exploraram, então, a blindagem complementar: tornar o grão do metal mais uniforme.
Para endurecer o aço submeteram-no à rápida mudança de temperatura para alinhar suas moléculas, tornando-as praticamente impenetráveis.
Primeiramente é adicionado níquel ou cromo ao ferro e carbono do aço padrão, tornando-o super duro, depois laminá-lo (esticar os grãos, que ficam com propriedades excelentes) para criar o RHA ou Blindado Laminado Homogênio. Depois de laminado o RHA é submetido a muito calor e um banho de água fria. Com o calor seus grãos se alinham e ficam super resistentes. E o resfriamento rápido congela os grãos alinhados no lugar, assim ele resiste à penetração. Desse jeito ele fica duro demais, portanto é levado para aquecer novamente e ser resfriado lentamente na têmpera, que deixa o aço flexível, mas mantém sua rigidez.
O minério de ferro nos EUA está quase acabando
98% do aço é ferro. O ferro se liga aos átomos de Oxigênio, portanto não é encontrado puro na natureza. É encontrado, por exemplo, na taconita, um minério que dá muito trabalho e pouco retorno, mas é o que se tem nos dias de hoje. Para pegar a taconita os trabalhadores precisam se submeter a grandes explosões.
São necessários dois quilos de minério (taconita) para fazer meio quilo de metal.
Primeiramente deve-se transformar o minério,