Produção do Aço
PRODUÇÃO DO AÇO
Professor(a): Fabricia
Aluno: Leusmar Leonidas da Silva
RA: 13016619
2013
SIDERURGICA
É o ramo da metalúrgica que se dedica a fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.
METALURGICA
É o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer do tempo e que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas.
AÇOS
O aço é uma variante do ferro que tem em sua composição uma concentração de carbono menor.
A concentração de carbono gera uma liga de ferro com uma maleabilidade e dureza maiores do que o ferro puro. O ferro-gusa possui teores de carbono que variam entre 1,7% a 6,67% de carbono. Abaixo de 1,7% de carbono é conhecido como aço.
A fabricação do aço pode ser divida em quatro partes:
*PREPARAÇÃO DA CARGA
*REDUÇÃO
*REFINO
*LAMINAÇÃ
1- PREPARAÇÃO DA CARGA OU SINTERIZAÇÃO:
Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal finos de coque. O produto resultante é chamado de sínter.
2 - Redução:
Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. O ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte de baixo do alto forno. O coque, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro, transformando-o em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono elevado.
3 – Refino:
Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e sucata de ferro e aço em aço líquido. Nesta etapa, parte do carbono contido no gusa é removida juntamente com impurezas. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo ou convencional ( em desuso ) para produzir semiacabados, lingotes e blocos.
4 – Laminação:
Os semiacabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores