Produção de aço
O aço inoxidável é uma liga metálica, composta por ferro, carbono, cromo e níquel. Dependendo do tipo de aplicação pode conter ainda outros elementos como molibdênio, nióbio, titânio e nitrogênio. O cromo corresponde a pelo menos 10 % da sua composição, sendo responsável pela maior durabilidade e resistência à corrosão do aço.
Os aços inoxidáveis são classificados em função da sua microestrutura, como: aços inoxidáveis ferriticos, martensíticos, austeníticos e aços duplex.
Os principais atributos do aço inox são: * Alta resistência à corrosão. * Facilidade de limpeza/ Baixa rugosidade superficial. * Material inerte. * Acabamentos superficiais e formas variadas. * Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestigio). * Relação custo/ beneficio favorável. * Baixo custo de manutenção. * Material reciclável.
Aços Inoxidáveis Aço AISI 304 / AISI 304 L
Características:
Aço cromo-níquel, inoxidável austenítico, não-temperável, não magnético, tipo 18-8. Possui resistência à oxidação até a temperatura de 850 °C, porém a resistência a corrosão intercristalina é garantida até a temperatura de 300 °C. Para evitar-se uma diminuição da resistência à corrosão, deve-se eliminar a carepa formada pelos processos de solda ou conformação a quente. Apresenta boa conformabilidade a frio, embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio.
Aplicações:
Este aço é amplamente utilizado na fabricação de válvulas, tubos, recipientes, equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para a indústria química, petrolífera, têxtil, de laticínios, frigorífica, de tintas, etc. É indicado para a fabricação de peças que devem resistir ao ataque de um grande número de substâncias corrosivas, tais como o ácido nítrico, soluções alcalinas, soluções salinas, etc.
1.1 – Oferta
No Brasil a produção