Produção de aluminio
Por meio da bauxita
O que é Bauxita?
A Bauxita é um minério que ocorre naturalmente. A bauxita é um material heterogêneo, composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio, e várias misturas de sílica, óxido de ferro, titânia, alumino silicato, e outras impurezas em quantidades menores.
Os principais hidróxidos de alumínio achados em proporções variadas na bauxita são gibisita e os isômeros boemita e diásporo. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivo, cimento, químico, metalúrgico, refratário, etc.
O que é Alumínio?
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( 13 prótons e 13 elétrons ) com massa atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Produção de Alumínio por meio da Bauxita
Matéria-prima
Bauxita
A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que é lavrada a poucos metros abaixo do solo.
Trituradora de bauxita
A bauxita é transportada da mina para a usina, onde é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino.
Processo de refinamento
A alumina é obtida a partir da dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal.
Alumina pura
A solução é aquecida e filtrada e a alumina remanescente é seca, até se transformar em um pó branco.
Processamento
A próxima parada é a fábrica de alumínio, onde a alumina refinada é transformada em alumínio.
Processo de refinamento
São necessárias três matérias-primas para