Produção de Aluminio
Abundância de recursos O alumínio é um dos elementos químicos mais abundantes da crosta terrestre, ficando para trás apenas do oxigênio e do silício.
Até o momento, a bauxita é o único minério comercial utilizado para a produção+ do alumínio.
Se a produção atual de alumínio fosse mantida, as reservas de bauxita durariam ainda por mais de cem anos.
O que o rubi, o telefone celular e a lua têm em comum?
A superfície da lua é rica em alumínio.
Rubis, esmeraldas e safiras consistem basicamente de compostos de alumínio cristalinos.
Na década de 1850, o alumínio valia mais que o ouro, pois, enquanto o preço do quilo de alumínio custava R$ 2.400,-, o do ouro custava somente R$ 1.300,-.
História do Alumínio
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações.
Cronologia
6000 a.C.
Os Persas fabricaram potes e recipientes de argila que continham óxido de alumínio (Al2O3)
3000 a.C.
Argilas com alumina eram utilizadas por povos antigos do Egito e Babilônia para a fabricação de cosméticos, medicamentos e corantes de tecidos
1809
Primeira obtenção do que até então mais se aproximava do alumínio. Humphrey Davy foi o mentor da descoberta, fundindo ferro na presença de alumina.
1821
O francês P. Berthier descobre um minério avermelhado, que contém 52% de óxido de alumínio, perto da aldeia de Lês