Produção do alumínio
Tudo começa através da bauxita, que é minerada e levada para a usina, onde vai ser moída e passa pelo, de processo de Bayer, na qual é extraída a Alumina.
Tudo isso ocorre através de transformações químicas, a bauxita é moída e misturada a uma solução de soda cáustica que se transforma em pasta. Esta pasta é aquecida e se dissolve formando uma solução que passa por um processo de sedimentação e filtragem, eliminando todas impurezas, daí vai extrair a alumina, que é um pó branco cristalizado , então a alumina é transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise, na qual reque muita energia elétrica e a cada 5 toneladas de bauxita são produzidas 2 toneladas de alumina que por sua vez produz 1 tonelada de alumínio.
O alumínio de símbolo Al e n° atómico 13 ( 13 prótons e 13 elétrons ) e massa atómica 27 é o elemento metálico mais abundante da costa terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência a corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem a múltiplas aplicações na indústria.
Aplicações
O uso de alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas. O alumínio puro é maleável e frágil, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício e magnésio e outros elementos a presentão uma grande quantidades de características adequadas as diversas aplicações.
Devido a sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para produção de explosivos, ainda usado como ánodo de sacrifício e em processos de aluminotermia a obtenção de metais.
Uso do alumínio:
Transporte: Com material estrutural de aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens.
Embalagens: Papel de alumínio, latas.
Construção Civil: Janelas, portas, grades.
Bens de consumo: Utensílios de cozinha, ferramentas.
Transmissão elétrica: Ainda que a condutividade elétrica do alumínio se menor q a do cobre, usa se muito em redes de