PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM GESTÃO DE PESSOAS NO PERÍODO 2000-2010
Autores: André Mascarenhas e Allan Barbosa
É analisado neste artigo quatro características a respeito dos textos em gestão de pessoas, que são: a contribuição que o artigo oferece, seu referencial teórico, os procedimentos metodológicos e a discussão. É realizado a avaliação dos artigos publicados brasileiros que se obteve maior impacto no período de 2000 a 2010.
Para se construir um artigo é levado em consideração o ciclo da produção científica que começa com a geração de ideias, construção da teoria e se encerra com a escrita clara. O primeiro aspecto analisado foi a contribuição do artigo em reação a literatura. Saber situá-lo, contextualizar e diagnosticar no meio em que se vive. Contribuição de um trabalho é saber o que ele traz de único e novo em referência ao problema analisado. A relevância é mostrada a partir do reconhecimento social, da importância do problema e do valor da sua contribuição.
Pelo fato de nos dias atuais haver uma grande competição de publicação, é sugerido pelos autores que não há sentido de se criar um novo artigo que não mostre, logo no início, as novidades e as suas justificativas de contribuição. Para isso, é necessário construir os objetivos relacionando a literatura atual, mostrando seus destaques e importâncias.
O segundo aspecto analisado é a consistência do referencial teórico. Ele faz com que se explique e justifique todos os problemas de pesquisa, afim de se analisar toda a problemática. É muito observado a qualidade do referencial teórico. Os estudiosos alegam que referências, dados, hipóteses e diagramas não poderiam ser considerados teoria. Referências fazem menção à teoria, dados revelam o que aconteceu, hipóteses presumem o que será observado, enquanto diagramas não substituem uma explicação textual do porquê das relações alegadas.
O terceiro aspecto são os procedimentos metodológicos. Neles são revelados as decisões tomadas e executadas e